Modos Suaves

Os modos suaves de mobilidade são, tradicionalmente, modos de deslocação de proximidade, para distâncias mais curtas, que fomos abandonando, devido a uma maior disponibilidade financeira para o veículo individual e com um maior comodismo e sedentarização.

O abandono destes modos de mobilidade, que têm diversos benefícios em termos ambientais e de saúde, refletiu-se ao longo do tempo na redução da qualidade ambiental das zonas urbanas, com o aumento da poluição atmosférica e ruído, e na redução da qualidade de vida das pessoas, com o aumento das doenças associadas à poluição, bem como na redução significativa no usufruto das cidades, devido à falta de espaços de lazer ao ar livre com qualidade.

As cidades têm vindo a mudar a sua estrutura, tornando-se mais próximas dos cidadãos com zonas de rua não só para estes circularem em maior segurança a pé ou por modos de deslocação suaves, mas também para realizarem diversas atividades lúdicas e poderem assim desfrutar do espaço exterior.

Também, em linha com o combate às alterações climáticas e à redução da emissão de gases com efeito de estufa na área dos transportes, têm se criado infraestruturas e alterado regras nas cidades com vista à promoção e integração dos modos suaves de mobilidade a par com os transportes coletivos e os veículos individuais.

A criação de condições que permitam modos suaves é fundamental para que tipos de deslocação que têm características distintas, nomeadamente em termos de velocidade (entre outras), possa ser feita com maior segurança para todas as formas de deslocação.

Andar a pé é a forma de locomoção que nos permite melhor usufruir e conhecer a cidade, ao mesmo tempo que nos dá benefícios em termos de saúde. Para que as pessoas adotem mais esta forma de deslocação é importante que os passeios tenham largura suficiente para haver fluxo de pessoas em ambos os sentidos de forma confortável, o piso estar bem colocado e bem mantido e não haver barreiras arquitetónicas (sinais ou outros) que limitem a boa circulação. É fundamental também que estas infraestruturas tenham em conta as limitações das pessoas com mobilidade reduzida (idosos, pessoas com algum tipo de limitação física e pessoas com crianças pequenas em carrinhos de bebé).

Também são cada vez mais as soluções implementadas que facilitem a mobilidade pedonal, com a otimização de percursos, nomeadamente na passagem das estradas, como por exemplo, passadeiras em todas as direções num cruzamento, por forma a que a pessoa não tenha que fazer a passagem do cruzamento por etapas otimizando assim a sua deslocação.

As bicicletas são um meio de deslocação que em algumas regiões, por serem planas e com distâncias não demasiado elevadas, se manteve de forma acentuada ao longo tempo, como disso é exemplo o concelho da Murtosa.

No entanto, em zonas onde estas condições não se verificam, a utilização deste meio de transporte foi perdendo muitos adeptos, e só em anos mais recentes se tem começado a retomar a sua utilização no dia-a-dia, devido a diversos motivos:

  • preocupação com a saúde e o ambiente;
  • possibilidade de transportar a bicicleta nos diversos meios de transporte;
  • criação de redes de ciclovias em meio urbano, através vias próprias para este meio de deslocação;
  • surgimento de sistemas de aluguer e partilha de bicicletas nas cidades.

Atualmente, para além das bicicletas, tem proliferado um outro modo de deslocação que se equipara mais a estas em termos de velocidade, e por isso, quando existem ciclovias, partilham as mesmas infraestruturas. Trata-se das trotinetes, as quais têm surgido fundamentalmente a partir de iniciativas privadas, ainda com “poucas” regras associadas, principalmente em termos dos locais onde podem ser estacionadas, o que por vezes causa algumas situações de conflito em termos de ocupação dos passeios e ruas, nem sempre tendo em conta a circulação dos peões.

Sistemas municipais de aluguer de bicicleta já existem em várias localidades do país

Aveiro
Nome: Bugas
Aluguer: gratuito
Tipo de bicicleta: normal

Bragança
Nome: Xispa
Aluguer: gratuito
Tipo de bicicleta: elétrica

Caldas da Rainha
Nome: Rainhas
Aluguer: pago
Tipo de bicicleta: normal

Cascais
Nome: Bicas
Aluguer: gratuito
Tipo de bicicleta: normal

Lisboa
Nome: Gira
Aluguer: pago
Tipo de bicicleta: normal e elétrica

Proença-a-Nova
Nome: Bupa
Aluguer: pago
Tipo de bicicleta: normal

Torres Vedras
Nome: Agostinhas
Aluguer: pago
Tipo de bicicleta: normal e elétrica

Rede de ciclovias do país

Cerca de 1.629 quilómetros é a extensão de ciclovias que podem ser percorridas no nosso país, de acordo com informação no site Ciclovia, que contabiliza ainda 217 vias cicláveis de norte a sul, devidamente assinaladas no mapa. Faça a sua pesquisa!