Rede MOBI.E

A MOBI.E é a entidade que gere a rede de postos de carregamento para veículos elétricos no território nacional e que estão maioritariamente situados em espaços de acesso público.

A nível da rede MOBI.E temos dois tipos de entidades: o Operador do Posto de Carregamento (OPC), responsável pela estrutura física do posto de carregamento, e o Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), entidade com quem o utilizador faz um contrato de fornecimento de eletricidade.

Assim, para poder utilizar um qualquer posto de carregamento da rede MOBI.E, a fim de carregar o seu veículo elétrico, o utilizador tem primeiro que efetuar um contrato com um dos Comercializadores de Eletricidade. Esta entidade fornecerá um cartão ao utilizador, que dá acesso a todos os postos de carregamento de acesso público da rede de carregamento MOBI.E, independentemente do Operador que gere esse posto.

Os custos de carregamento dependem não só do comercializador escolhido pelo utilizador, mas também do operador do posto de carregamento onde vai carregar o veículo.

O preço total a pagar pelo utilizador corresponde à soma do custo do serviço de operação do posto (a disponibilização do posto pelo Operador) e o custo do serviço disponibilizado pelo seu Comercializador (a eletricidade fornecida ou o tempo de utilização), de acordo com as condições do contrato celebrado com o mesmo, aos quais acrescem taxas a pagar ao Estado.

O Operador tem que cobrar o mesmo valor a todos os Comercializadores e de acordo com preçário afixado no posto de carregamento, não podendo haver qualquer tipo de discriminação em relação a nenhum Comercializador.

Para informação adicional relativa à MOBI.E consulte a respetiva área de perguntas frequentes. Mais detalhes acerca de como funciona a mobilidade elétrica estão disponíveis neste folheto da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ERSE.