Utilização Partilhada

Atualmente a utilização dos veículos particulares ainda é feita de forma muito ineficiente, sendo que a maior parte dos veículos transporta apenas um passageiro e a sua utilização é de curta duração, o que significa que a maioria dos veículos particulares estão parados pelo menos 90% do tempo. Assim, a utilização mais eficiente destes veículos é fundamental para uma maior sustentabilidade na mobilidade.

No sentido de promover uma utilização mais racional dos veículos individuais, reduzir o seu impacto ambiental e também a sua presença nas cidades, surgiram dois conceitos que têm aos poucos vindo a entrar cada vez mais na vida de muitas pessoas: o carsharing e o carpooling.

O sistema de carsharing consiste no aluguer de um automóvel por um curto período de tempo, após o qual o veículo fica disponível para outro utilizador o poder alugar. Assim, o mesmo veículo pode servir as necessidades de deslocação de diversos indivíduos num dia. Desta forma consegue-se ter menos veículos nas cidades, disponibilizando mais espaço para outras atividades.

O carpooling, por seu lado, é um sistema em que as pessoas partilham um veículo para fazer uma deslocação em conjunto na totalidade ou em parte do caminho, reduzindo também a utilização de automóveis, e consequentemente contribuindo para a redução de emissões de gases com efeito de estufa. Este sistema pode ser usado entre pessoas que não se conhecem (através por exemplo de plataformas online), mas muitas vezes são desenvolvidos, até informalmente, entre colegas de trabalho, amigos e estudantes que desta forma, economizam tempo e dinheiro, convivem e contribuem para reduzir o impacto ambiental das suas deslocações.

As vantagens do carpooling são várias, quer para os seus utilizadores, quer para a comunidade em geral, pois os utilizadores reduzem as suas despesas de deslocação (combustível, estacionamento, portagem e desgaste do veículo) e a comunidade em geral tem um benefício ambiental, pela redução das emissões de gases de efeito de estufa, a redução do ruído e a melhoria da qualidade do ar. Há ainda um benefício para o espaço urbano, pela diminuição do volume de tráfego e, consequentemente, do congestionamento das cidades.

Atualmente existem diversas plataformas de carpooling, incluindo para realizar viagens pontuais de grande distância (fora das deslocações habituais do dia-a-dia), mas qualquer um pode iniciar um sistema de carpooling informalmente. Como? Falando com amigos, vizinhos e colegas; e identificando as deslocações que podem ser realizadas em conjunto seja para ir para o trabalho no dia-a-dia, para levar os filhos à escola (se necessário) ou para ir às compras.