Vantagens e Desvantagens

Os veículos 100% elétricos são vistos como uma das soluções para descarbonizar o setor dos transportes, e contribuir para a mitigação das alterações climáticas. Para além desta, a sua utilização apresenta outras vantagens bem como algumas desvantagens.

Vantagens dos veículos elétricos
  • Menor custo de utilização
    • Os veículos elétricos têm um menor custo de utilização do que os veículos convencionais. O preço da eletricidade utilizada no carregamento dos veículos elétricos varia não só entre comercializadores, mas também consoante o tipo de carga efetuada. Por exemplo, num posto de carregamento rápido o custo será maior do que um carregamento equivalente efetuado numa habitação (no período de vazio) ou num posto de carregamento normal.
  • Eficiência do motor
    • Os motores elétricos são bastante mais eficientes do que os motores a combustão interna. Os primeiros apresentam uma eficiência de cerca de 60% na conversão da energia elétrica da rede em energia mecânica propulsora das rodas, enquanto os segundos têm uma eficiência de cerca de 20% na conversão da energia armazenada na gasolina em energia propulsora.
  • Travagem regenerativa
    • A travagem regenerativa, presente na grande maioria dos veículos elétricos atuais, permite que o veículo reduza a velocidade à medida que o condutor levanta o pé do acelerador, mesmo antes deste pressionar o travão. O motor elétrico funciona deste modo como gerador produzindo energia utilizada para carregar as baterias de alta tensão, o que se traduz numa poupança de energia de cerca de 20%.
  • Menores custos de manutenção
    • Um veículo a combustão interna contém no motor diversas componentes e peças que não existem num veículo elétrico, o que torna a manutenção dos veículos elétricos mais simples e económica. Como não existem também as partes móveis de um motor a combustão, não há necessidade de mudar óleos, correias e filtros.
  • Menores emissões de gases poluentes
    • Os veículos elétricos não emitem gases de combustão nocivos durante as suas deslocações. São considerados veículos de Zero-Emissões se não forem contabilizadas as emissões associadas à produção da eletricidade utilizada.
    • Uma análise global das emissões tendo em conta a totalidade do ciclo de vida dos veículos elétricos, isto é, referente à extração, processamento, distribuição e utilização das matérias primas e energia primária para o fabrico do veículo, incluindo a bateria, produção da eletricidade, reciclagem da bateria, etc., não é fácil de determinar de forma exata. Depende de muitos fatores, nomeadamente da metodologia de avaliação utilizada, mas também dos próprios processos industriais e das matérias primas e fontes de energia, os quais variam muito em função do fabricante e do contexto regional da atividade industrial. Considerando as emissões de gases com efeito de estufa ao nível desse ciclo de vida, vários estudos recentes sugerem menores emissões dos veículos elétricos relativamente aos veículos convencionais. E esta superioridade tenderá a acentuar-se ainda mais à medida que a contribuição das energias renováveis no conjunto da oferta energética de eletricidade continue a aumentar.
  • Possibilidade de carregamento do carro em casa
    • Com a aquisição de um veículo elétrico é possível reduzir ou mesmo eliminar a dependência relativamente aos postos de abastecimento, carregando o veículo numa habitação, caso essa possibilidade exista. A autonomia de condução dos veículos elétricos é cada vez maior, sendo que para a grande maioria das utilizações diárias uma única carga é suficiente. Contudo, quem efetua muitos quilómetros diários, ou está longe da habitação, vai necessitar de carregar o seu veículo em postos de carregamento públicos.
  • Ruído e conforto de condução
    • Os veículos 100% elétricos caracterizam-se por uma condução mais suave e silenciosa, devido à ausência de vibrações e ruído resultantes da combustão e do sistema de escape.
    • A aerodinâmica otimizada e baixo centro de gravidade resultante da localização das baterias melhoram o conforto e características da condução.
Desvantagens dos veículos elétricos
  • Elevado custo de aquisição
    • Apesar de apresentarem custos de utilização mais baixos, os veículos 100% elétricos têm, em contrapartida, um custo de aquisição mais elevado devido fundamentalmente ao facto da bateria elétrica ser ainda muito dispendiosa (cerca de 200€/kWh), aumentando o preço de um veículo elétrico para 1,5 a 2,5 vezes o preço de um veículo convencional de gama equivalente.
  • Autonomia de condução
    • Em geral os veículos elétricos apresentam uma autonomia entre os 250 e os 400 km o que contrasta com um veículo a combustão interna que com o depósito cheio permite fazer mais de 600 km.
  • Tempo de carregamento
    • O tempo de carregamento de um veículo elétrico é função de vários fatores nomeadamente da temperatura, da capacidade útil de armazenamento e nível de carga atual da respetiva bateria, mas também da potência do posto ou local de carregamento e da potência máxima de carregamento inerente ao próprio veículo. Quando o veículo possui uma potência máxima de carregamento inferior à potência de carregamento do posto, então o veículo constitui o fator limitante do tempo de carregamento. Por outro lado, quando é o posto de carregamento que tem uma potência inferior à potência máxima de carregamento do veículo, então é o posto o fator limitante.
    • Em geral, um veículo elétrico é caracterizado por ter uma dada potência máxima de carregamento para os carregamentos normais (potência igual ou inferior a 22 kW), utilizando tomadas do tipo 1 ou tipo 2 (Mennekes), e uma outra potência máxima para os carregamentos rápidos (acima de 22 kW), utilizando tomadas do tipo 2, CHAdeMO ou Combo 2 CCS. As tomadas utilizadas, embora adotando normas internacionais, variam em função das marcas.
    • Em geral o tempo de carga de um veículo elétrico pode demorar entre 6 a 8 horas num posto normal. Nos postos de carregamento rápido pode demorar entre 20 a 60 min a atingir os 80% da capacidade da bateria.
  • Reduzido número de postos de carga
    • Os postos de carga ainda não são abundantes em Portugal, sobretudo fora das localidades, o que pode travar a adesão a esta tecnologia pelos utilizadores. Por este motivo as viagens mais longas ainda carecem de um bom planeamento.
  • Manutenção da bateria
    • O tempo de vida útil de uma bateria é em média entre os 160.000 e os 200.000 km ou entre 3 a 10 anos.
    • As baterias são dispendiosas, contudo, também podem ser alugadas. Algumas marcas incluem garantias em termos de tempo de posse ou quilómetros.