Simulador

O que é

O simulador MobZERO permite-te efetuar uma comparação entre veículos 100% elétricos e de combustão interna, por forma a que possas avaliar os custos económicos, na compra e na utilização, e ambientais de cada veículo.

Como funciona

O simulador efetua uma comparação entre o veículo 100% elétrico que escolheste e os veículos de combustão interna, a gasóleo e a gasolina, do mesmo segmento e subsegmento mais vendidos no mercado nacional (segundo dados oficiais da Associação Automóvel de Portugal, ACAP) no ano ou semestre anterior.

Os resultados apresentados permitem-te comparar as várias componentes financeiras associadas à aquisição e utilização de um veículo automóvel, assim como as emissões de gases poluentes, para o tempo de retenção do mesmo, de acordo com o tipo de utilizador escolhido (particular ou empresa):

Componentes dos resultados do simulador Particular Empresa
Preço de aquisição com IVA Sim Sim
Incentivo do Estado para a aquisição de veículo elétrico Sim Sim
IUC Sim Sim
Custos de manutenção Sim Sim
Dedução do IVA Não se aplica Sim
Poupança em sede de IRC Não se aplica Sim
Tributação autónoma Não se aplica Sim
Custos de combustível e eletricidade Sim Sim
Balanço entre despesas e proveitos para cada veículo Sim Sim
Emissões gasosas de dióxido de carbono (CO2) Sim Sim
Emissões gasosas de óxidos de azoto (NOx) Sim Sim
Diferença de custos e emissões totais entre o veículo 100% elétrico e os veículos de combustão interna mais vendidos no mesmo segmento e subsegmento Sim Sim

A utilização do simulador de mobilidade elétrica MobZERO requer obrigatoriamente que seleciones os seguintes dados de entrada:

  • tipo de utilizador (particular/empresa),
  • a marca e modelo do veículo automóvel 100% elétrico a comparar,
  • a previsão dos quilómetros realizados anualmente,
  • o tempo expetável de retenção do veículo, e
  • a possibilidade de usufruir ou não do incentivo do Estado para a aquisição de veículo elétrico.

Existem outros parâmetros que já estão pré-preenchidos, com informação de base, mas que podes alterar por forma a melhor ajustar à tua realidade, nomeadamente:

  • a opção de usar valores oficiais ou reais para os consumos de eletricidade e de combustível,
  • a estimativa das despesas anuais relativas a portagens,
  • o local de carregamento do veículo elétrico: na residência ou empresa ou na rede Mobi.E,
  • o tarifário e potência contratada do comercializador de eletricidade, ou
  • o tipo de posto de carregamento (normal ou rápido).
Pressupostos
  • O veículo 100% elétrico escolhido pelo utilizador é comparado com os veículos de combustão interna, a gasóleo e a gasolina, mais vendidos no mesmo segmento (A-Citadino, B-Utilitário, C-Compacto/Familiar Médio, D-Executivo/Familiar Grande, E-Superior e F-Luxo) e subsegmento (SUV/CUV, Carrinha, MPV, Cabrio, Coupé/Sedan/Berlina e Roadster). Nestas estatísticas de veículos a gasóleo e a gasolina não foram incluídos os veículos híbridos e plug-in.
  • A informação dos veículos de combustão interna, a gasóleo e a gasolina, mais vendidos (preço de venda, cilindrada, consumo de combustível, emissões associadas e custos de manutenção) é relativa à versão base (sem extras) do modelo em causa.
  • O consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos veículos de combustão interna, a gasóleo e a gasolina, e o consumo de eletricidade dos veículos 100% elétricos são referentes ao ciclo de condução WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure).
  • A generalidade dos dados dos veículos elétricos e de combustão interna são obtidos através de contacto direto com as respetivas marcas e representantes, de pesquisa nos seus sites, e de publicações do setor. Contudo, os valores anuais de custos de manutenção, variáveis em função da quilometragem anual dos veículos elétricos e de combustão interna, foram obtidos através de dados nacionais compilados pelos parceiros do projeto e podem ser considerados representativos dos custos para clientes particulares e de empresas. As emissões de óxidos de azoto (NOx) dos veículos convencionais a gasóleo e gasolina referem-se a dados oficiais do Reino Unido e foram obtidas dos sites https://carfueldata.vehicle-certification-agency.gov.uk e https://www.nextgreencar.com.
  • Em alternativa aos consumos oficiais de combustível e eletricidade existe a possibilidade de considerar consumos reais de gasóleo e gasolina para os veículos convencionais e de eletricidade para os veículos 100% elétricos. Estes valores reais baseiam-se nos dados fornecidos pelos sites https://www.spritmonitor.de e https://ev-database.org, respetivamente. No caso dos veículos 100% elétricos como os fatores de emissão de CO2 e NOx para a produção de eletricidade são expressos por kWh, as diferenças entre os valores oficiais e reais de consumo de energia elétrica traduzem-se naturalmente em diferentes valores para as emissões oficiais e reais. Contudo tal não sucede no caso dos veículos convencionais, para os quais as emissões são expressas por km e não em função dos litros de combustível (gasóleo ou gasolina) consumidos. Deste modo as emissões reais de CO2 e NOx para este tipo de veículos foram obtidas por ponderação, multiplicando as emissões oficiais pelo rácio dos consumos reais pelos oficiais.
  • Os preços dos combustíveis refletem dados oficiais da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), sendo uma média dos preços do ano anterior. O valor do IVA em vigor não é incluído no caso das empresas.
  • Nos carregamentos em residências e empresas o tarifário dos comercializadores de energia elétrica é referente ao período de vazio. A tarifa de eletricidade predefinida é a estabelecida para o serviço universal de fornecimento de eletricidade (SU Eletricidade) referente ao tarifário bi-horário no período de vazio e potência contratada de 6,9 kVA. Contudo o utilizador pode optar pela escolha de outros tarifários e potências contratadas. Aos valores do tarifário é adicionado o Imposto Especial de Consumo de Eletricidade (IEC), a Tarifa de Acesso às Redes (TAR) e ainda aplicado o IVA em vigor (este último não incluído no caso das empresas), mas não são consideradas as componentes fixas dos fornecimentos de eletricidade, isto é, a Contribuição para o Audiovisual (CAV) e a Taxa de Exploração da Direção-Geral de Energia e Geologia pois são pouco significativas e não são relacionadas unicamente com os consumos de eletricidade associados à mobilidade elétrica.
  • No carregamento Normal e Rápido na rede Mobi.E, dado que os tarifários dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e dos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) apresentam variações espaciais e oscilações temporais muito significativas optou-se por utilizar o tarifário médio miio simples (www.miio.pt), o qual inclui os tarifários do CEME e do OPC, a TAR, o IEC, a taxa de ativação do posto de carregamento (caso se aplique) e o IVA em vigor (exceto no caso das empresas). Este tarifário tem igualmente em conta os valores em vazio e fora de vazio.
  • As emissões específicas de CO2 e NOx da produção de eletricidade são calculados com base nos valores de mix energético estimados pela ZERO com base nos dados mais atuais das Redes Energéticas Nacionais (REN) e do mix energético previsto pelo Plano Nacional Energia e Clima (PNEC 2030) e Roteiro de Neutralidade Carbónica (RNC 2050) e valores de fatores de emissão, mais recentes, disponibilizados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para o CO2 e estimados pela ZERO para o NOx.
  • No caso do utilizador “Empresa” são tidos em conta os custos de seguro e portagens, para efeitos de cálculo da tributação autónoma:
    • na componente do seguro é considerado um seguro de responsabilidade civil, contra terceiros, no valor de 200€/ano, para todos os veículos, e
    • na componente de despesas com portagens é assumido um valor de 50€/mês (600€/ano).
  • Não é tido em conta o eventual valor residual dos veículos no final do período da simulação.
  • Os valores monetários resultantes da simulação representam a situação atual e não incluem possíveis efeitos da inflação nos preços.
  • Todos os dados de base são revistos e atualizados com regularidade.