Simulador
O que é
Como funciona
O simulador efetua uma comparação entre o veículo 100% elétrico que escolheste e os veículos de combustão interna, a gasóleo e a gasolina, do mesmo segmento e subsegmento mais vendidos no mercado nacional (segundo dados oficiais da Associação Automóvel de Portugal, ACAP) no ano ou semestre anterior.
Os resultados apresentados permitem-te comparar as várias componentes financeiras associadas à aquisição e utilização de um veículo automóvel, assim como as emissões de gases poluentes, para o tempo de retenção do mesmo, de acordo com o tipo de utilizador escolhido (particular ou empresa):
Componentes dos resultados do simulador | Particular | Empresa |
Preço de aquisição com IVA | Sim | Sim |
Incentivo do Estado para a aquisição de veículo elétrico | Sim | Sim |
IUC | Sim | Sim |
Custos de manutenção | Sim | Sim |
Dedução do IVA | Não se aplica | Sim |
Poupança em sede de IRC | Não se aplica | Sim |
Tributação autónoma | Não se aplica | Sim |
Custos de combustível e eletricidade | Sim | Sim |
Balanço entre despesas e proveitos para cada veículo | Sim | Sim |
Emissões gasosas de dióxido de carbono (CO2) | Sim | Sim |
Emissões gasosas de óxidos de azoto (NOx) | Sim | Sim |
Diferença de custos e emissões totais entre o veículo 100% elétrico e os veículos de combustão interna mais vendidos no mesmo segmento e subsegmento | Sim | Sim |
A utilização do simulador de mobilidade elétrica MobZERO requer obrigatoriamente que seleciones os seguintes dados de entrada:
- tipo de utilizador (particular/empresa),
- a marca e modelo do veículo automóvel 100% elétrico a comparar,
- a previsão dos quilómetros realizados anualmente,
- o tempo expetável de retenção do veículo, e
- a possibilidade de usufruir ou não do incentivo do Estado para a aquisição de veículo elétrico.
Existem outros parâmetros que já estão pré-preenchidos, com informação de base, mas que podes alterar por forma a melhor ajustar à tua realidade, nomeadamente:
- a opção de usar valores oficiais ou reais para os consumos de eletricidade e de combustível,
- a estimativa das despesas anuais relativas a portagens,
- o local de carregamento do veículo elétrico: na residência ou empresa ou na rede Mobi.E,
- o tarifário e potência contratada do comercializador de eletricidade, ou
- o tipo de posto de carregamento (normal ou rápido).
Pressupostos
- O veículo 100% elétrico escolhido pelo utilizador é comparado com os veículos de combustão interna, a gasóleo e a gasolina, mais vendidos no mesmo segmento (A-Citadino, B-Utilitário, C-Compacto/Familiar Médio, D-Executivo/Familiar Grande, E-Superior e F-Luxo) e subsegmento (SUV/CUV, Carrinha, MPV, Cabrio, Coupé/Sedan/Berlina e Roadster). Nestas estatísticas de veículos a gasóleo e a gasolina não foram incluídos os veículos híbridos e plug-in.
- A informação dos veículos de combustão interna, a gasóleo e a gasolina, mais vendidos (preço de venda, cilindrada, consumo de combustível, emissões associadas e custos de manutenção) é relativa à versão base (sem extras) do modelo em causa.
- O consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos veículos de combustão interna, a gasóleo e a gasolina, e o consumo de eletricidade dos veículos 100% elétricos são referentes ao ciclo de condução WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure).
- A generalidade dos dados dos veículos elétricos e de combustão interna são obtidos através de contacto direto com as respetivas marcas e representantes, de pesquisa nos seus sites, e de publicações do setor. Contudo, os valores anuais de custos de manutenção, variáveis em função da quilometragem anual dos veículos elétricos e de combustão interna, foram obtidos através de dados nacionais compilados pelos parceiros do projeto e podem ser considerados representativos dos custos para clientes particulares e de empresas. As emissões de óxidos de azoto (NOx) dos veículos convencionais a gasóleo e gasolina referem-se a dados oficiais do Reino Unido e foram obtidas dos sites https://carfueldata.vehicle-certification-agency.gov.uk e https://www.nextgreencar.com.
- Em alternativa aos consumos oficiais de combustível e eletricidade existe a possibilidade de considerar consumos reais de gasóleo e gasolina para os veículos convencionais e de eletricidade para os veículos 100% elétricos. Estes valores reais baseiam-se nos dados fornecidos pelos sites https://www.spritmonitor.de e https://ev-database.org, respetivamente. No caso dos veículos 100% elétricos como os fatores de emissão de CO2 e NOx para a produção de eletricidade são expressos por kWh, as diferenças entre os valores oficiais e reais de consumo de energia elétrica traduzem-se naturalmente em diferentes valores para as emissões oficiais e reais. Contudo tal não sucede no caso dos veículos convencionais, para os quais as emissões são expressas por km e não em função dos litros de combustível (gasóleo ou gasolina) consumidos. Deste modo as emissões reais de CO2 e NOx para este tipo de veículos foram obtidas por ponderação, multiplicando as emissões oficiais pelo rácio dos consumos reais pelos oficiais.
- Os preços dos combustíveis refletem dados oficiais da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), sendo uma média dos preços do ano anterior. O valor do IVA em vigor não é incluído no caso das empresas.
- Nos carregamentos em residências e empresas o tarifário dos comercializadores de energia elétrica é referente ao período de vazio. A tarifa de eletricidade predefinida é a estabelecida para o serviço universal de fornecimento de eletricidade (SU Eletricidade) referente ao tarifário bi-horário no período de vazio e potência contratada de 6,9 kVA. Contudo o utilizador pode optar pela escolha de outros tarifários e potências contratadas. Aos valores do tarifário é adicionado o Imposto Especial de Consumo de Eletricidade (IEC), a Tarifa de Acesso às Redes (TAR) e ainda aplicado o IVA em vigor (este último não incluído no caso das empresas), mas não são consideradas as componentes fixas dos fornecimentos de eletricidade, isto é, a Contribuição para o Audiovisual (CAV) e a Taxa de Exploração da Direção-Geral de Energia e Geologia pois são pouco significativas e não são relacionadas unicamente com os consumos de eletricidade associados à mobilidade elétrica.
- No carregamento Normal e Rápido na rede Mobi.E, dado que os tarifários dos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e dos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) apresentam variações espaciais e oscilações temporais muito significativas optou-se por utilizar o tarifário médio miio simples (www.miio.pt), o qual inclui os tarifários do CEME e do OPC, a TAR, o IEC, a taxa de ativação do posto de carregamento (caso se aplique) e o IVA em vigor (exceto no caso das empresas). Este tarifário tem igualmente em conta os valores em vazio e fora de vazio.
- As emissões específicas de CO2 e NOx da produção de eletricidade são calculados com base nos valores de mix energético estimados pela ZERO com base nos dados mais atuais das Redes Energéticas Nacionais (REN) e do mix energético previsto pelo Plano Nacional Energia e Clima (PNEC 2030) e Roteiro de Neutralidade Carbónica (RNC 2050) e valores de fatores de emissão, mais recentes, disponibilizados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para o CO2 e estimados pela ZERO para o NOx.
- No caso do utilizador “Empresa” são tidos em conta os custos de seguro e portagens, para efeitos de cálculo da tributação autónoma:
- na componente do seguro é considerado um seguro de responsabilidade civil, contra terceiros, no valor de 200€/ano, para todos os veículos, e
- na componente de despesas com portagens é assumido um valor de 50€/mês (600€/ano).
- Não é tido em conta o eventual valor residual dos veículos no final do período da simulação.
- Os valores monetários resultantes da simulação representam a situação atual e não incluem possíveis efeitos da inflação nos preços.
- Todos os dados de base são revistos e atualizados com regularidade.